terça-feira, 26 de abril de 2011

Um passo a frente e você já não está mais no mesmo lugar.




O título desse texto nos foi apresentado em fonograma por Chico Science, saudoso frontman da Nação Zumbi, conjunto musical pernambucano que muito influenciou aqueles que como nós, criadores do Tromba Trem, vivemos a adolescência nos anos 90 antenados ao novo.

A idéia de que não é preciso muito para iniciar sua revolução particular ou a concretização de seus sonhos mais complexos nos inspirou tanto que aparece em destaque no piloto da nossa série de animação. Encerramos o primeiro capítulo da jornada do Tromba Trem com o elefante Gajah entoando a frase de Chico.

Nesse mês de Abril nós do Copa Studio firmamos o nosso mais importante passo. Nosso mundo nunca mais será o mesmo. A série estreou na TV. Primeiro no dia 17, na TV Brasil, e depois no dia 23, na TV Cultura.

Poucos dias antes tivemos o lançamento oficial da série dentro do Programa AnimaTV, na Cinemateca de São Paulo, com os nossos amigos de "Carrapatos e Catapultas" o outro projeto vencedor do AnimaTV. Na mesma ocasião tivemos o lançamento do portal "Anime" e do primeiro livro sobre narrativa de animação seriada em lingua portuguesa, do amigo Sérgio Nesteriuk, que tem distribuição gratuita na web, sob a licença Creative Commons.

Depois pudemos fazer nosso próprio lançamento, no Rio, onde exibimos quatro episódios e Felipe Barros, compositor da trilha musical da série, comandou uma banda que tocou ao vivo boa parte das músicas criadas para os episódios.

Agora tem episódio novo do Tromba Trem todo Sábado, 11h30 na TV Cultura, e todo Domingo, 12h30, na TV Brasil.

Temos recebido muitos feedbacks positivos vindos de diversos pontos do país. Pessoas que assistiram a série na TV ou o piloto na web tem nos mandado e-mails ou mesagens via Twitter, Facebook, Orkut...

Fomos publicados em diversos jornais e revistas, das mais diversas áreas, desde publicações infantis como a Revista Recreio, até publicações sobre economia criativa.

Agora precisamos seguir a caminhada. Nossos próximo objetivo é a distribuição da série para outros canais no Brasil e no mundo. Para isso também precisamos produzir mais episódios, já que 13 representa um número de capítulos considerado baixo para o nosso formato, de 11 minutos.

Estamos muito felizes. Obrigado a você que nos acompanha. Contamos com a sua audiência!

Curta o Tromba Trem no Facebook aqui.

---

Algumas publicações sobre a estréia da série:

Folha de São Paulo

Portal "Cultura RJ"

Revista da TV - Jornal O Globo

Jornal do Brasil

Animação S.A.

Ministério da Cultura

Tela Viva News

3 comentários:

  1. O video que tem no link "Chico Science" é muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal estou adorando a série e achei muito linda a imagem que ilustra este post.
    Além do sucesso na TV e aproveitando o embalo do lançamento do livro sobre narrativa de animação seriada, vocês poderiam lançar um livro contando os segredos de produção e a arte por trás da série, tipos os livros Ther Art of... que vemos das produções estrangeiras...seria algo inédito em nosso país e aposto que material vocês tem de sobra né...

    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Poxa essa idéia do Lionel é muito booa! eu compraria. Tô doido pra participar dos workshops e palestras de vocês também (quando acontecerem) Vocês são uma inspiração!

    ResponderExcluir